PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Dentre os objetivos do PAIF, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.
O PAIF tem como público famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, as famílias que desejam ingressar no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) devem obter informações sobre o acesso nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nas Secretarias de Assistência Social locais.
Em todo o Brasil e especificamente aqui na cidade de Garanhuns, são os CRAS os equipamentos socioassistenciais responsáveis por gerir este serviço nos seus territórios. Nestes espaços, os/as técnicos/as sociais (assistentes sociais e psicólogos/as) são as pessoas responsáveis por este serviço.
Dependendo da situação, as atividades realizadas são: acolhimento da demanda, visitas domiciliares e/ou institucionais, encaminhamentos para a rede socioassistencial (concessão de algum benefício eventual, CREAS, Cozinha Comunitária, SCFV etc.) ou para outra instância do governo (Educação, Saúde, Poder Judiciário, Conselho Tutelar etc.), bem como formação de grupos para compartilhamento de vivências e de informações sobre a Política da Assistência Social.
-----
Jorge de Melo
psicólogo - CRP-PE 02/18363
VSA - SASDH Garanhuns/PE
psicólogo - CRP-PE 02/18363
VSA - SASDH Garanhuns/PE
Comentários
Postar um comentário